Será que Jesus nasceu mesmo no dia 25 de dezembro?

Será que Jesus nasceu mesmo no dia 25 de dezembro?

Será que Jesus Cristo nasceu no dia 25 de dezembro? Essa é uma dúvida de muitas pessoas e eu também já fui partícipe dessa indagação porque não tínhamos muitas referências. Algumas pessoas dizem que foi em março,  outros de que foi em outubro, na Festa dos Tabernáculos.

Em um artigo que li de um site da igreja católica, por sinal um excelente site: cienciaconfirmaigreja, ali não vi nada que contrapunha com melhor argumentos.

No artigo, eles mostram que essa data de 25 de dezembro foi estabelecida depois que Constantino tornou-se cristão e cristianizou o Império Romano. Então, na primeira metade do século IV decidiu-se por celebrar o Natal, o nascimento de Jesus.

E essa data coincidiu com uma data que já era bastante conhecida, uma festa pagã chamada Dies Natalis Solis Invicti significa “aniversário do Sol Invicto”. E no solstício de inverno, apontando para o dia 21 e 22 de dezembro, então eles estabeleceram o Natal, o nascimento de Jesus.

Mas qual a base que se tem para isso? Nós sabemos que existe uma diversidade  dos calendários. Nós estamos sobre a rege do calendário romano gregoriano, em que o Papa Gregório fez um ajuste no calendário romano que era muito diferente dos judeus, o chamado calendário do templo.

Existe uma matéria de um professor muito interessante que fala sobre o anúncio do arcanjo Gabriel para Zacarias. Em Lucas 1: 8 o arcanjo visitou Zacarias no sacerdócio que ele estava oferecendo no turno de Abias e isso é muito interessante porque esse anúncio que Zacarias recebeu foi seis meses antes de Maria, a mãe de Jesus, tornar-se grávida pelo Espírito Santo. E o que vemos é que grandes cientistas da área apontam que Lucas escreveu o Evangelho por volta da data de 60, depois de Cristo.

Então, Lucas conviveu muito com Maria, com Tiago, ele teve condições de conviver com os primeiros santos da igreja e se descobriu que ele fez uma coisa muito precisa. O turno de Abias, ele acontecia duas vezes por ano, como todas as ordens sacerdotais no terceiro e oitavo mês no calendário do templo, que aponta para março e início de setembro. E se você conta do mês de setembro, mais seis meses depois,  do anúncio à Maria. Então, mais 9 meses depois, dá como certo em dezembro.

Isso é maravilhoso e digno de ser repassado para ao povo de Deus porque é um trabalho científico, preciso. Não é uma única verdade. Eu estou aguardando quem tem melhores argumentos do que esse, mas esse argumento é muito forte e isso muda muito o pensamento de boa parte dos evangélicos neopentecostais, porque tem muita gente que acha que não pode ter sido em dezembro, mas eu, particularmente, fiquei muito impressionado com a precisão científica dessa abordagem.

De qualquer jeito, ao celebrar o Natal, celebre com fé, com muito amor. Celebre porque foram anjos que vieram e comunicaram com as pessoas. Lucas era médico, tinha uma mente científica, foi um historiador preciso, e a gente tem que agradecer muito a Deus a vinda do Seu filho nesse mundo. Celebre o Natal, mas celebre com consagração, celebre com grandeza, sabendo que você está adorando a Deus pelo nascimento do seu filho Jesus Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *