Firmeza de Propósito

Firmeza de Propósito

Benjamin Disraeli disse que “A vida é muito curta para ser pequena”. O primeiro-ministro do Reino Unido durante o reinado da Rainha Vitória sabia que a vida só é plena para aqueles que têm propósito de vida.

A pederneira é uma pedra extremamente dura, mais que o aço, tão dura que, quando se batem dois pedaços dela (um contra o outro) é possível produzir fogo a partir de suas faíscas. Pederneira na Bíblia faz referência à dureza, durabilidade e resistência à oposição (Isaías 5:28 e 50:7; e Ezequiel 3:9).

A pederneira é encontrada em depósitos de calcário e de greda, em Israel e na parte norte da península do Sinai. Suas lascas têm beiradas bem afiadas, por isso, desde tempos bem primitivos, fabricaram-se facas, cabeças de machado, talhadeiras, pontas de lança e outros instrumentos e armas com esse material. Os historiadores acreditam que foi com uma lasca de pederneira que a esposa de Moisés circuncidou seu filho (Êxodo 4:25). Quando a nação de Israel chegou a Gilgal novamente, as facas de pederneira foram usadas para circuncidar os homens (Josué 5:3). Foi de uma rocha de pederneira que Deus fez jorrar água para seu povo no ermo (Deuteronômio 8:15; Salmos 114:8).

Quando essa rocha aparece na Bíblia estamos sempre falando de algo firme, seja uma atitude, seja uma postura, e isso está intimamente ligado ao propósito ou ideal de vida de alguém.

Integridade é o princípio ético para não apequenar a vida. É a capacidade de não perder a sua essência divina. É honestidade e sinceridade. Quanto mais claros os princípios, mais fácil é de lidar com os dilemas. Você não deixa de ter dilemas, mas é preciso ter como razão central a integridade. Integridade é não se desviar do caminho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *