Alivie a bagagem e viva mais leve

A palavra crise no grego também tem o sentido de “separar”, ou  seja, crise é um momento que nos separamos do que é familiar e abraçamos o novo. E foi o que Paulo fez, foi o que José fez. Se eles conseguiram, você também pode conseguir; se foi possível para Paulo passar por açoites, tribulação, perseguição, naufrágio e ele se manteve firme, se foi possível para José passar 16 anos de penúria e ele prevaleceu, você também pode.

Paulo revela o segredo dele para ter continuado diante de todas as crises. Eu creio que Paulo aprendeu isso estudando as escrituras, olhando a vida de José e, assim, ele declara que para continuar é preciso esquecer.

De repente você deve estar pensando: “Agora eu fiquei confuso. Primeiro ela disse que eu não posso enterrar os problemas, mas que também não posso lembrar; como assim?” Quando eu falo esquecer não é deixar para lá sem resolver. Primeiro, é resolver dentro do seu coração. Às vezes você não consegue resolver com o outro porque ele já faleceu ou porque você não tem mais contato, mas você resolve interiormente e se as coisas estiverem resolvidas interiormente, você consegue crescer.

Então, esquecer é prosseguir, é abrir mão do que ficou para trás, das mágoas, dos ressentimentos, das traições, dos problemas que aquela pessoa te causou. Você tem que pensar: “Eu quero  esquecer o que aquela pessoa fez há 15 anos atrás, porque assim como eu não sou mais a mesma pessoa, ela também não é mais aquela pessoa que me feriu”. Isso é a vida que segue. Você só terá crescimento se tomar essa decisão.

Em Isaías 43:18 o Senhor fala: Esqueçam o que se foi, não vivam do passado”. Sabe o que Deus estava dizendo, traduzindo isso para nossa linguagem de hoje, da era da internet? Significa: “Delete seu antigo post e escreva um novo”. Tem gente que atualiza todos os dias seu blog, atualiza suas impressões sobre a vida, posta aquilo que viveu e é assim a nossa vida. “Delete seu antigo blog, construa um novo com sua nova história e não faça um backup!”

Eu não sei você, mas eu não gosto de perder nada do que escrevo, então guardo as mensagens que prego e se de repente sinto no coração de pregar a mesma mensagem, eu nunca consigo pregar exatamente igual, mas em cima daquela mensagem que tenho guardada eu faço uma nova. Mas a velha está lá, quando eu quero eu consulto, mas dou uma nova perspectiva, e muitas vezes nós fazemos isso na vida, só que Deus quer escrever um novo momento, uma nova história, começar do nada.

O problema é que nós guardamos o que é velho para consultar e fazer o novo em cima do velho e Deus está dizendo: “Esqueça aquilo que é velho, estou te dando algo novo, é uma nova situação.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.